Super Bebê

Uma das mais respeitadas colunistas da área médica no Reino Unido, a Dra. Sarah Brewer é também autora de vários livros sobre saúde. Em um deles, intitulado “Super Bebê: reforce o potencial do seu bebê desde a concepção até 1 ano”, escrito em 1998, a autora dá diversas dicas para as futuras mamães de como agirem na gravidez para aumentarem a inteligência de seus bebês.

O cérebro do bebê está literalmente moldado pelos estímulos e nutrientes que recebe – tanto no útero e nos meses após o nascimento. Isso inclui tocar ritmos musicais para proporcionar um ambiente estimulante intra-útero, comer os alimentos certos para ajudar o cérebro dele a se desenvolver, praticar exercícios para melhorar o fluxo sanguíneo oxigenado para o cérebro do feto, entre outras coisas.

superbaby1

Um dos temas abordados neste livro é a reprodução de música para o bebê no útero e como esse estímulo ajuda no desenvolvimento do cérebro da criança. A Dra. Sarah também explica por que os bebês que ouviram sons semelhantes aos da batida do coração materno são mais propensos a sorrir, engatinhar, andar e falar mais rápido, além de serem mais musicais e criativos.

Retiramos dois trechos do livro onde podemos observar claramente os benefícios do Sistema de Educação Pré-natal BabyPlus:

“Um programa de estimulação pré-natal que tem muitos defensores e cada vez menos pessoas contrárias. É importante afirmar desde já, que o objetivo do enriquecimento pré-natal não é para criar uma raça de super-seres. O objetivo é permitir que seu bebê alcance todo o seu potencial genético e intelectual, dando-lhe o melhor começo de vida possível; o melhor ambiente imaginado para o seu cérebro começar a se desenvolver, e um aumento na sua chance de adquirir vários traços de caráter desejáveis.”

“Enquanto BabyPlus soa monótono para o ouvido adulto, seu ritmo e mudanças sequenciais sutis são benéficos para o desenvolvimento do bebê. Quando os sons o alcançam, eles soam muito parecidos com o som da pulsação da mãe passando através do útero. Conforme o estímulo do Sistema de Educação Pré-natal BabyPlus vai acelerando semana a semana, seu bebê compara e contrasta com os constantes ruídos externos que chegam a ele (a sua respiração, batimentos cardíacos, fluxo sanguíneo placentário, o fluxo sanguíneo venoso, etc) e reconhece que o ritmo mudou. À medida que o sons aceleram, seu cérebro precisa processar os sons que ouve mais rapidamente, a fim de compará-los com o seu próprio ritmo cardíaco.”