Feliz Dia das Bruxas!!!

No dia 31 de outubro comemora-se o Halloween, mais conhecido no Brasil como “Dia das Bruxas”. As comemorações são mais comuns nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. No Brasil, pouco a pouco a data vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade (principalmente pelas crianças).

O Halloween é uma celebração pagã dos antigos povos celtas que viveram no território que compreende Inglaterra, França e Alemanha. Primeiramente foi chamado de “All Hallow’s Even” (noite que antecede o dia de todos os santos) e posteriormente reduzido para Halloween.

Pelo fato do dia 1º de novembro ter um valor sagrado e extremamente positivo para os celtas, o Dia de Todos os Santos, eles temiam que o mundo estaria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Acreditavam que na passagem dessa noite as almas saíam de seus túmulos e partiam pelas ruas amedrontando todos aqueles que encontrassem pelo caminho.

Assim, nasceu o “Halloween”, uma festa cercada por figuras estranhas e bizarras que teriam o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos.

As fantasias e máscaras geralmente usadas pelos participantes da celebração, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.

Conheça alguns símbolos presentes nesta comemoração:

BRUXINHA

Bruxas: são os principais símbolos da festa. As lendas contam que elas participavam de festas realizadas pelo diabo, normalmente nos dias 30 de abril e 31 de outubro. Essa crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo.

Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos.

Gato Preto: é ligado às bruxas, pois acreditavam que elas conseguiam se transformar em gatos. Além disso, dizem que os gatos são fonte de azar ou também espíritos de pessoas mortas.

Scary-Halloween-2012-Wide-Screen-HD-Wallpaper1

Travessuras ou gostosuras: é uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço, a criança se comprometia a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.

Vassoura: é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.

Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Depois de explicar um pouquinho sobre essa festa, selecionamos algumas fantasias super fofas para os pequenos:

6a0133f30ae399970b019b00092898970d-pi
dudalinda2

Baby-Halloween-Costumes-002457978funny halloween costumes baby boy from Carters5 (FILEminimizer)c7c0be8d22cbf2735fa70b38ae77564d

subway-sandwich-baby-halloween-costumeHalloween-Costumes-3-Abercrombiehot_dog_bunting_costumes_for_baby_old_navyworstcostume175527296341f4ad664c41af9604adf31baby-halloween-costumes-2Baby-Halloween-Embed_Costume_600x400-600x400bebe fantasia2bebe fantasia3bebe fantasia4bebe fantasia5bebe fantasia6bebe fantasia7
bebe fantasia8
bebe fantasia11
bebe fantasia13
charlie-brown-baby-halloween-costume
halloweeninfant-time-out-prisoner-costumeLilbabySquirtpeacock-costume-baby

Gostou das fantasias? Mande aqui pra gente fotos dos seus filhos fantasiados também!!!

 

Comentários estão desativados